terça-feira, 29 de junho de 2010

Avanços com TEACCH e PECS


Desde o final de março, o Elian tem feito ativamente as terapias com método TEACCH(Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children) e PECS (Picture Exchange Communication System).
São métodos que ajudam a criança a desenvolver a parte cognitiva, criar independência, controlar a ansiedade e até a se comunicar. Para crianças como o Elian, o mundo é muito confuso.  Esses tratamentos os ajudam a se organizarem e os deixam preparados e seguros para as próximas atividades que irão acontecer.
 O Elian quando entra na sala com a terapeuta recebe uma plaquinha com o seu nome e é direcionado a um painel, nele estão a sequencia das atividades que ira executar na sala do início ao fim. Ele coloca o nome dele no painel e retira a primeira atividade a ser feita. Cada vez que termina, ele volta ao painel e retira a próxima atividade.
 No começo, o Elian não reconhecia as figuras, por isso a sequencia de atividades eram representadas por objetos concretos como canetas e blocos de montar. Mas a evolução dele foi bem rápida e em maio, já estava começando a reconhecer as figuras do PECS, e então, foi feita a troca de objetos concretos por figuras que representavam as atividades.
Ele estava tão bem que as terapeutas ajudaram a colocar uma agenda em casa com as atividades diárias como: tomar banho, pentear os cabelos, cortar as unhas, passear, brincar, almoçar, etc. Com a agenda ele demonstra menos resistências para executar atividades que antes eram muito difíceis, como pentear os cabelos. É claro que às vezes ele tenta colocar na frente às atividades que ele gosta mais, como a natação, e algumas vezes se recusa a tirar a figura de tomar banho do painel. Mas tem sido muito mais tranqüilo. Ele se sente mais seguro por saber o que vai acontecer no dia.
Creio que a combinação dos tratamentos tem ajudado o Elian a progredir, ele atualmente repete todas as palavras e não apenas por repetir. Ele aponta para um caminhão na rua e tenta falar caminhão, e é assim com todas as coisas.
Esses dias pela primeira vez o Elian me pediu água. O copo dele estava em cima da pia e ele apontou, olhou pra mim e tentou falar água. Nossa!!! Eu corri e coloquei água no copo e dei a ele fazendo muita festa. São coisas pequenas, que crianças com menos de 1 ano costumam fazer, mas quando ele fez isso é como se ele tivesse feito algo extra-ordinário. Hoje o Elian já sabe todas as letras do alfabeto, números, formas e cores. Ele sempre fica falando as letras das palavras pela rua. Mas isso pra nós não foi tão surpreendente e necessário quanto o pedido de água! O maior desafio do Elian hoje é a interação social. Um pedido dele é muito importante pra mim. Ao invés de ficar adivinhando o que ele quer, quero que ele me peça as coisas, como fez com a água, e não usando a minha mão para alcançar o que quer como faz normalmente.
Ao escrever aqui consigo ver que os progressos são muitos, isso ajuda a controlar a ansiedade, pois no dia a dia tudo parece muito devagar, é como tentar ver sua criança crescer em estatura, só consegue perceber o crescimento quando perde uma roupa ou através de uma foto. O dia a dia algumas vezes nos deixa cegos diante das pequenas vitórias.
Tenho percebido que o Elian tem mais dificuldades de interagir com as crianças. Na classe dele, imagino que por ele estar todos os dias com as mesmas crianças a interação tem melhorado bastante. Mas quando são crianças diferentes, ele ainda fica bem retraído e até busca movimentos repetitivos para

auto-regulação. Ficamos intrigados, porque não ocorre quando está com os adultos, mas com as crianças ele se comporta muito diferente. Eu fiquei pensando e acho que ele sente os adultos mais previsíveis dos que as crianças. Os movimentos e comportamentos dos adultos são mais previsíveis, isso o deixa mais seguro. Sei que ele já venceu muitas coisas, e sei que ele é capaz de muito mais. Nesse fim de semana assistimos ao filme sobre a história do Ben Carson, para os outros ele não era e nunca seria ninguém na vida, enfrentava preconceitos por ser negro e pobre e tinha uma auto-estima muito baixa, se sentia burro. Mas sua mãe acreditava que ele tinha potencial e era muito inteligente, e por ela acreditar nele, Ben Carson se tornou um dos melhores e mais importantes neurocirurgiões do mundo.
Elison e eu ficamos impressionados com o filme e pensando muito. Decidimos que não importa o que as pessoas pensam sobre o nosso filho e se acreditam ou não no seu potencial. Nós acreditamos nele e queremos que ele sinta essa confiança em nós.

5 comentários:

  1. O Elian veio na vida de vcs para que pudessem ajudar outras famílias na mesma situação e sem recursos para terapias. Estou aprendendo muito com esse blog! Percebe-se de longe que Deus está lado a lado com vcs e com toda certeza, tudo dará certo!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Queridos, estou emocionada. Com a Graça de Deus e a união de nossos esforços, o incentivo e carinho de todos a fé nos resultados continuará crescente! Amor incondicional.. que Deus nos capacite sempre nesta meta!.

    ResponderExcluir
  3. Eu não poderia de deixar de vir aqui falar,ainda mais de se tratar de minha irmã de coração...Deus coloca pessoas especiais em nossas vidas pq temos condições de conduzi-las, e acredito demais na força desta minha amiga, pela luta desta causa... e ela sabe q pode contar sempre comigo...pois aqui de tão longe acompanho sempre a melhora, os momentos, as alegrias, as tristezas, as dificuldades...e peço a Deus q cada vez mais Ilumine esta linda família...amo vcs amiga!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É mto esperto mesmo neh gente!! Trabalha que nem gente grande, esforçado e atento ao que faz!! Vai longe esse carinha aqui, mto longe! bju Elian, fica com Deus!

    ResponderExcluir