segunda-feira, 21 de junho de 2010

Momento Crítico - A Despedida da Vovó


No último dia da vovó Evany aqui conosco, em Maceió, estávamos todos apreensivos, mas decidi que iríamos prepará-lo. Pedi que ele acompanhasse a arrumação da mala, e enquanto ela arrumava as roupas ia falando com ele que a vovó estaria voltando pra casa dela, mas que num outro dia ela voltaria e etc. Também pegamos um avião de brinquedo para mostrar que a vovó pegaria um avião para voltar pra casa. Muitos podem achar que as crianças autistas não entendem nada do que estamos falando, pelo fato de parecer que não estão prestando atenção sempre, mas eles entendem sim. O Elian ficou ali olhando a vovó colocar as roupas na mala, pegou o avião de brinquedo depois que falamos bastante com ele. Naquela noite saímos para comer no restaurante do Carlito na orla da praia, local em que muitas vezes tivemos que levantar antes de comer, porque simplesmente ele não agüentava ficar. Ele estava ótimo e muito animado, comeu algumas batatas e até purê com caldinho de carne. Depois sentamos nos bancos da orla e o apresentamos para a lua que naquele dia estava um espetáculo! Era lua cheia. Falamos devagar pra ele: “LU...A”(lua) e então ele começou a apontar pra cima e repetir: “HUM...A”(lua). E para fechar a noite, ele nos reconheceu como vovó, mamãe e papai. Falava do jeitinho dele, apontando para cada um. Foi lindo demais! Enquanto isso, nossos corações com medo de que tudo isso que estava acontecendo, fosse por água abaixo depois da partida da vovó, como acontecera da última vez.

Chegamos em casa com a vovó chorosa por estar indo embora, e o Elian demonstrando entendimento estava agarrado como nunca. Vou colocar um foto desse momento.

Até então, não tínhamos decidido se o acordaríamos na madrugada para ele acompanhar a ida ao aeroporto. Mas na hora não quis arriscar, o acordei e saímos. No caminho ele estava bem acordado. Chegando lá, disse que a vovó ia embora para pegar o avião. Ela entrou pelo portão e depois ele até deu um tchauzinho. Depois subimos até o panorâmico do aeroporto para mostrar a vovó passando pelo corredor de embarque e logo após vimos o avião saindo.

Voltei para casa com a certeza de que tínhamos feito tudo certo dessa vez. E graças a Deus ele não regrediu nada. Seu progresso continuou diariamente.


Letícia Siqueira


5 comentários:

  1. Letícia e Elison,
    Temos acompanhado o vosso blog. Mais a Sofia do que eu.
    O que vocês descrevem lá fortalece o pensamento de que "Deus sabe o que faz".
    Isto não é um sensação recente. É bem anterior à existência do Elian.
    A família inteira conhece o alegre positivismo do Elison, e como isso faz dele um vencedor.
    Ao conhecermos a Letícia ficou claro que alem da alegria há uma profunda fé no amor, que alias, foi o que envolveu a todos na chegada do Elian.
    Parabéns, vocês são vencedores. Da nossa limitada capacidade de visão, Deus não poderia colocar o Elian em melhores mãos.
    Elis

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos, que lindo saber desse lado tao lindo de dedicacao e amor de voces por esse presente de Deus que e o Elian!
    Estamos encantados com este blog e um pouco tristes de estarmos tao distantes, nao somente fisica, mas tambem emocionalmente, como amigos que somos!
    Saibam que voces tem e sempre terao um espacinho muito especial em nossos coracoes e que esperamos, ainda aqui de longe, sermos mais presentes nas suas vidas!
    Desejamos que continuem com esta forca e caminhar que Deus tem guiado, pois a certeza e que Jesus logo voltara e o Elian, com toda certeza tera um lugarzinho especial junto a Ele!
    Um beijinho com todo carinho para essa familia linda e abencoada por Deus, dos amigos,
    Marco e Ana.

    ResponderExcluir
  3. Que chamego com a vovó heim! Que om que ele enteneu tudo que vcs fizeram tudo certinho. Quando não explicamos tim tim por tim tim eles se sentem passados pra trás e são muito justos né... como que um dia a avó dele estava lá e no outro ela não estava e foi embora sem se despedir...

    Dessa vez ele acompanhou tudo! Até a arrumação das malas. E ele já deve estar ansioso pela volta da vovó!

    Sua família parece ser muito unida. É lindo ler seus posts e ver o amor que todos tem pelo filhotão!

    Beijokas! Karla
    www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post porque é ilustrativo e mostra exatamente como deve ser feito com os autistas... eles não gostam de nada que os surpreendam ( e tbm amam ter o controle da situação né?). Elian se sentiu confortável em saber que sua rotina voltaria como antes sem a vovó e entendeu que ela tem que ir... eles são muito inteligentes e perceptivos...
    Nunca enganamos o Lu e sempre avisamos o que vamos fazer (principalmente ligar o liquidificador e najuicer, que ele morre de medo).
    Adorei saber que ele está interessado em falar, está reconhecendo vocês e falando... estimular e elogiar ajuda muito! Parabéns a família linda! Adoro as fotos!!! beijos

    Luiza - www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  5. Letícia e Elison, meus queridos!
    Mais que vencedor, o Elian é um cara sortudo por ter pais como vocês dois!E de certa forma, sorte também tive eu por estar aqui em Maceió e ter tido a oportunidade de aprender com vocês que a juventude abençoada pelo Senhor, faz a diferença! Nesta vida de viagem em viagem, tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas, e posso afirmar que o pessoal de Alagoas sempre vai estar em meu coração. Sabe por que? Porque aqui eu sou tratada como "pessoa" e assim, me sinto "gente". Quando estou aqui, posso mostrar muito mais do que eu sei ensinar. Posso mostrar os meus defeitos e um lado particular que as vezes fica escondido por trás da professora. Eu sou normal!!! Solto pum, tenho enxaqueca, tenho fome e saudade de casa! E vocês, daqui de Maceió, não me deixam nunca esquecer disso. Aqui, eu sou mais que um laptop cheio de imagens!
    Obrigada pela acolhida e pela confiança em meu trabalho!

    Grande beijo pra vocês

    MARIA ELISA

    Em tempo: faz favor de achar uma casa bem grande com um quarto extra pra me receber a PASSEIOOOOOO...sem laptop!!!! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir