quarta-feira, 16 de junho de 2010

PROGRESSOS - PARTE 1


Em uma semana, nós já podíamos sentir a diferença no Elian. Ele ainda ficava alguns momentos na porta, mas estava percebendo mais o que estava acontecendo em sua volta. Começou a olhar para quem o chamava, nem sempre, mas na maioria das vezes. Notava quando alguma pessoa estava se aproximando dele. O contato visual estava melhorando. Ele estava menos resistente as atividades da escola e a almoçar lá também. Na terapia, ele só entrava carregado. Um dia chegamos lá, o Elian pegou o caderno, pegou na mão da terapeuta e a levou para a sala. Todos ficaram surpresos! Na natação começou a atender aos comandos de bater as pernas.
Com a nova rotina, senti que ele estava menos cansado, e mais disposto nas atividades, eu estava com a certeza que tinha dosado da maneira correta para ele. O Elian necessita de muitas horas de sono todos os dias, no mínimo 12 horas. Ele dorme às 18h30 e acorda às 7h00, porque eu o acordo. O sono é uma das coisas que também alteram o comportamento dele.
No quarto de brincar, durante as brincadeiras, quando ele queria que eu repetisse alguma coisa, comecei a solicitar comando de voz. Ele queria que eu pulasse com ele e então eu falava: PU LA!! E esperava... Ai eu falava com Deus em silencio pedindo ajuda. Ele ficava bravo quando eu não fazia o que ele queria e ainda pedia para ele falar. Mas eu permanecia firme. Claro que cedi algumas vezes, mas sempre solicitava e dava um tempo para ele entender que eu queria uma ação dele. Nos primeiros dias eu não tive nenhuma resposta. Um dia com outra brincadeira, ele fez um som, creio eu que sem querer, mas aproveitei pra dizer a ele que era um comando e fiz o que ele queria. Tudo bem que o som que ele fazia não tinha nada a ver com a palavra que eu tinha solicitado, que ainda era “pula”, mas ele havia entendido que era preciso dar um comando com a boca.
Um dia, quando fui buscá-lo na escola a Nínive havia me dito que ele estava apontando as cores, e que já sabia todas elas! Eu não acreditava! Na verdade eu nem esperava por isso tão cedo. Pude perceber que até cheguei a subestimar o potencial do meu filho. Nós estávamos tão empolgados que perguntávamos as cores o tempo todo e ele saía correndo procurando. Depois de três dias apontando as cores, o mais incrível aconteceu! Ele começou a tentar falar as cores! Era mais ou menos assim: “ham humm” (Azul), “Hem hi” (Verde), “Ham ham hem o” (Amarelo). É como se você falasse a palavra sem abrir a boca. Ele até abre um pouco a boca e faz biquinho para falar o azul, mas não sai “A! Bá! Bó! Má”! E eu sei que ele é capaz de falar, porque eu já o ouvi falando “Bá! Ábua”. Mesmo assim, nós festejamos muito como se ele nunca tivesse feito nenhum som. Esses progressos foram tão esperados, que mal podíamos acreditar!

3 comentários:

  1. Letícia,estou amandoo seu blog. Que bom que faz son-rise e está gostando dos resultados. Eu tb faço son-rise há um ano e meio com a Natália, que está com 4 anos e começando a formar frases.
    Que Deus nos ilumine, obrigada por compartilhar, as vezes me sinto tão sozinha e ver outras mães encontrando o caminho dos seus filhos me dá muita força.
    Beijos e muita sorte,
    Thaís.

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia!!!

    Todos os dias eu acompanho seu blog e me emociono a cada frase que leio. Quando li a mensagem de sábado, quase choro hehehe e até mostrei pra minha mãe. É lindo ver o desenvolvimento do Elian, e poder compartilhar dos avanços é gratificante!

    Grande abraço pra vcs, bjao no Elian!!!

    Nínive.

    ResponderExcluir