sexta-feira, 2 de julho de 2010

Decepções... Quem não tem?


Para nós brasileiros, hoje foi um dia bem complicado de terminar. Como todos sabem, o brasileiro respira futebol em época de Copa do Mundo. Não só durante a Copa, mas principalmente durante ela. O Brasil pára para ver a Seleção Canarinha jogando. E que dia foi hoje! Começou alegre! Feliz! Todo mundo correndo para suas casas, e quem não podia, fazendo de tudo para que seu ambiente de trabalho, ou onde quer que estivesse, fosse uma extensão daqueles torcedores que estavam lá na África do Sul, torcendo pelo Brasil em mais um jogo decisivo de Copa.

Bom... como o mundo todo já sabe, quem continuará torcendo nessa Copa será a torcida Laranjinha, e não mais a Canarinha! Que decepção!

Com relação a isso, podemos fazer um paralelo, sobre o que passamos em nossas vidas, principalmente, na vida de minha família.

A Copa da nossa família começou animada! Apesar de um tropeço inicial, que poderia ser comparada com um empate, ou até mesmo uma derrota na primeira fase do Mundial da FIFA, nossa equipe se saiu bem, e terminou a primeira fase bem classificada. O Elian nasceu lindo! Nasceu saudável e todos estávamos confiantes que ele teria um grande futuro pela frente. Fazendo planos e mais planos para os próximos eventos familiares: “Ah, no Natal do ano que vem, quando ele tiver seu 1 aninho, nossa, ele vai estar brincando com todo mundo!” Nossa equipe continuou nas oitavas, com uma certa dificuldade, mas passou para as quartas. “Olha, tá chegando o aniversário de 2 anos, mas ele não fala nada ainda, nem brinca direito com outras crianças... Ah, mas isso deve ser normal. Os médicos não disseram nada... Vamos continuar com ele na escolinha, deve ser falta de contato com crianças e tal...”


Bom. Como todos que tem lido os posts sabem, chegamos as quartas de final, e levamos de lavada das circunstancias da vida. “Descobrimos” que o Elian estava dentro do Espectro Autista! Nossa... que enxurrada de água fria... Passou por nossas mentes uma torrente de águas tal qual aquela que atingiu os nossos compatriotas do interior alagoano nas últimas semanas. Planos?! Já era... Expectativas?! Não existiam mais. Parecia que nosso time que estava indo tão bem, com um entrosamento quase perfeito, com um trabalho quase impecável, e com um técnico mais do que especial (nosso Deus) iria chegar nas finais dessa Copa da vida de uma maneira triunfante... mas não... perdemos, e aparentemente ficamos de fora do mundial das expectativas comuns, das esperanças normais e de um futuro como todo e qualquer pai e mãe deseja para seus filhos.

Diferentemente dos jogadores de nossa seleção e dos torcedores que participaram ativamente da caminhada rumo ao hexa em 2010, a decepção pela derrota na Copa, em nossa Copa da vida, não passa daqui um dia, dois ou uma semana. Daqui quatro anos não teremos mais uma chance de buscar o caneco e de bordar a sexta estrela na camisa. Nossa decepção SERIA permanente...

Digo SERIA, pois felizmente, a Copa de nossas vidas não é tão simples quanto a Copa da FIFA! Digo SERIA, pois como técnico em nossas vidas, não temos só seres humanos falhos como o Dunga, mas sim, o Deus todo poderoso, Rei do Universo! Digo SERIA, pois depois de pensarmos muito sobre todos esses planos que tivemos e que foram mudados, percebemos que temos em nossa vida alguém muito especial, que foi dado por Deus e que é o centro da luta da Copa de nossa vida agora... Esse alguém é nada mais nada menos que nosso Lindo e Amado filho Vencedor: Elian!

Que garoto especial esse! Vindo de mim, que sou o pai, parece quase dizer algo que todos já saberiam que eu diria, mas não é tão simples assim, e vou explicar:

De vez em quando, Letícia e eu nos lembramos por onde andamos e pelos caminhos que já passamos até aqui. Ontem fizemos 3 anos de casados, e em algum momento de nossa comemoração, nos pegamos lembrando de algumas coisas, entre elas, algumas decepções também. Mas automaticamente, como que por Deus mesmo, nos vem à mente a imagem de nosso lindo filho. Parece que ele já sabia que nesse dia chegaríamos a esses momentos de reflexões, e de antemão estava nos preparando uma lição.

Anteontem, na quarta-feira, estávamos no carro, indo para a terapia que ele faz rotineiramente, e em determinado momento, percebemos ele cantando (do jeitinho dele, pra dentro, mas cantando) uma música... Paramos toda nossa conversa (cabe dizer aqui que não existe um momento sequer que Letícia e eu estamos juntos em que não estamos conversando sobre algo) e prestamos atenção nele, tentando adivinhar qual música era aquela. Letícia chegou até a comentar comigo, que com o Elian no carro, não precisávamos nem de rádio, nem de CD, nem de MP3, nem nada... Ele era suficiente! Hehe

Bom, felizmente, a capacidade de reproduzir músicas cantadas do Elian, ou seja, sua interpretação das músicas está ficando cada vez melhor. Os intervalos estão cada vez mais precisos, os ritmos e tempos cada vez mais definidos, e sua memória musical, cada vez mais apurada. Finalmente consegui me lembrar qual música era. Segue a Letra:

Amor no Lar – H.A. 453

Tudo é belo em derredor,

Com amor no lar;
Há beleza em cada flor,
Com amor no lar.
Este amor promove paz,
Toda mágoa e dor desfaz;
Luz, saúde e gozo traz
Sempre o amor no lar.

CORO:
Com amor, com amor,
Não há dor, não há pesar,
Com amor no lar.

Na choupana há prazer,
Com amor no lar;
Ódio e mal não pode haver,
Com amor no lar.
Cada rosa em seu matiz,
Vozes de aves tão gentis,
Tudo faz-se mais feliz,
Com amor no lar.

Meu Jesus, que eu seja Teu;
Dá-me amor no lar;
Faz-me renunciar o eu,
Faz-me mais amar.
Vida mais feliz terei,
Hei de estar aos pés do Rei,
Sempre andando em Sua lei,
Com amor no lar.

Eis aqui também o link da música no YouTube, para que vocês que não conhecem a música possam conhecer:

http://www.youtube.com/watch?v=oVt6z9AS4Gg

Para nosso espanto, não conseguíamos nem lembrar em que momento nossa pequena e amada caixinha de música havia escutado esse hino. Mas o fato é que o Elian havia lembrando da música do nada e a estava cantando! Inteira, com estrofe e coro!

E depois, nos lembrando da letra, pudemos ver que essa música se tornaria especial para nós, pois retrata muito bem nossa esperança e nossa realidade. Com o Amor que temos em nosso lar, amor esse que certamente vem de Deus, temos um lar mais feliz, mais tranqüilo, num clima que esperamos, se assemelhe mais e mais com o clima familiar que Deus deseja que todos tenhamos.

Em nossa Bíblia podemos ler, no evangelho de João, capítulo 16 versículo 33:

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”


Estas palavras foram ditas por Jesus Cristo, e são amplamente aplicáveis aqui em casa. Nossa luta é para que o Elian possa crescer, e se aproximar cada vez mais do que seria o comportamento e as atitudes de uma criança, um jovem ou adulto normal. Mas, se isto não acontecer, temos a certeza de que um dia tudo será diferente. “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apoc. 21:4)

Esse é o nosso desejo, nossa oração, não só para nós aqui de casa, mas para todos os que como nós, passam por luta semelhante!Decepção?! Todos teremos. O que faz a diferença é a atitude que é tomada depois, e em quem nos apoiamos para nos reerguer!


Tenhamos todos um ótimo dia de sábado!

Elison Siqueira

7 comentários:

  1. Adoro relatos de pai... é tão legal ver a figura paterna envolvida no crescimento de um filho especial... Tenho que te parabenizar por se mostrar um paizão e fazer com que o Elian cumpra o papel dele: unir forças e colocar o amor em prática! Adorei a comparação da vida de vocês com Elian e a copa do mundo... ficou hiper diferente o depoimento e chama a atenção e nos incentiva a ler até o fim... :)
    Que bom que ele está cantando músicas e mostrando o desenvolvimento e o tanto que é inteligente, basta apoio, atenção e principalemnte a credibilidade dos pais e envolvidos! E amei saber que estão comemorando cada progresso! Lindo post... beijos na família!

    ResponderExcluir
  2. Filho, que Deus o conserve sempre dependente dEle e confiante nEle. Lembro com saudade das Copas em que torcemos juntos, da tentativa de impedir os fogos do nosso balcao pequeno (temos episodios inesqueciveis tanto do nosso balcao como da casa da vovo em Araras, não e Everson?! Me lembro dos desafios que enfrantamos juntos ate que voces dois chegassem a vida adulta, seu texto me enternece o coracao e vendo agora as surpresas boas da vida eu canto... "...I must have done something good". Sou grata a Deus. Beijos da mamãe.

    ResponderExcluir
  3. Queridos, não posso negar que o amor de Deus que excede todo o nosso entendimento, se manifestou de um modo tão, tão diferente e especial na vida de vocês! è impossível conter as lágrimas depois de ler um relato tão verossímil. Sabe, eu acompanho a história de vocês ainda que de longe, e fiquei muito surpreso ao ver o post no facebook. Fiquei mais surpreso ainda ao entrar neste blog e ver como vocês, com a sabedoria de Deus refletida em suas vidas, estão lidando com isto tudo. Se eu chorei copiosamente quando li de que o pequeno Elian cantarolava o hino Amor no Lar, imagine vocês. Saiba mais, que o texto de Apoc 21:4 é um dos meus preferidos! E também naquele tão esperado dia, ao irmos para Casa com Jesus, no mar de vidro Cantaremos o Cântico de Vitória, que aqueles que passaram por tamanhas provações e aflições e venceram firmados no Sangue do Cordeiro, poderão cantar a vitória sobre o pecado, sobre as aflições deste mundo de sofrimento e dor...Nenhuma outra criatura de Deus poderá entender o que seria isto. Mas nós entendemos! Fico feliz em saber que, a despeito das dificuldades, você e a Letícia, estão combatendo o bom combate da fé meu irmãozinho!
    Amo vocês do fundo do meu coração!
    Beijos pra vocês três meus irmãos queridos!!!

    Ale e Cleide

    ResponderExcluir
  4. Gente, voleti aqui pra pedir pra corrigirem o link do blog do Lu na lista de blogs daqui... eu e a Karla mudamos o domínio principal... o link aqui continua correto mas não tá atualizando os títulos dos posts. Coloquem www.estouautista.com.br que vai dar certo... desculpem o transtorno!
    beijos na família!

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, me emocionei... geralmente lemos relatos de mãe então quando vejo um pai escrevendo já fico mais emocionada... que família unida! Lindo de ver!

    Vocês são adventistas? Sou espírita mas tive o prazer de fazer amizade com um pastor adventista e ir em uma celebração, conhecer outros pastores. Muito legal a união do pessoal da igreja, os temas das semanas, etc. Assino a revista vida e saúde pois sou vegetariana e amo esse tema...

    Continuo espírita e adoro frequentar os centros aqui em Uberaba mas admiro muito várias religiões.

    Parabéns pelo blog, por esse belo post e por esse maravilhoso filho e suas evoluções!

    Beijokas!
    Karla - www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muito orgulho de fazer parte da vida de Elian. Mesmo que seja só de um pedacinho dela...

    Parabéns pelo blog lindo e que, com certeza, ajudará muita gente.

    Beijos,beijos e mais beijos pra esse fofinho!

    Tia Úrsula.

    ResponderExcluir
  7. Um dos textos mais bonitos que já li... chorei mesmo!!
    Continuo acompanhando de longe e torcendo por vocês 3!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir