segunda-feira, 19 de julho de 2010

COISAS DE VOVÓ


Antes do período de ser vovó chegar eu pensava que no futuro, ao ser vovó, eu estaria por perto e ajudaria os pais cuidando do(s) pequeno(s). Quando o tempo de ser vovó do Elian chegou a melhor maneira de ajudar a cuidar dele era continuar trabalhando onde me encontrava. Assim, só o podia ver nos finais de semana, na igreja. Que encontro esperado a semana inteira! Uma de minhas fotos preferidas e que foi crescendo em significado com o passar do tempo, especialmente depois de tomarmos conciência dos desafios que enfrentaríamos é esta que a Leticia tirou num sábado à tarde quando o pequeno tinha 3 meses. Podem avaliar o que significa pra mim estes olhinhos sorridentes fixos na vovó? Para uma criança dentro do espectro autista um instante de "sinal verde" com o olhar é um prêmio! Não foi só um instante, foram vários minutos de uma conexão pelo olhar que nos permitiu tirar várias fotos. Que registro maravilhoso! Este prêmio que recebi está gravado no fundo do meu ser e registrado por fotos.
Quando o Elian foi crescendo passávamos períodos mais longo sem nos vermos às vezes duas semanas e até 3 semanas. Assim por algum tempo meu coração ficava inquieto pela dúvida de que se ele sabia ou não quem eu sou. Aproveitava os momentos com ele para impressioná-lo com alguma brincadeira que o ajudasse a me ter em sua memória. Mas, ao nos encontrarmos eu não tinha evidência de que eu lhe era familiar, íntima como meu amor por ele desejava.
Então, um sábado, quando o Elian tinha 6 ou 7 meses, nos encontramos na igreja. Havia uma vaga ao lado da Letícia e ela me chamou para sentar-me ali. Cumprimentei-os com um beijo e uma atenção especial para o meu netinho, porém sem efusividade pois o serviço de culto estava se seguindo. Aí, do nada, recebi uma prova incontestável de que meu netinho muito bem sabia quem eu era... ele pegou minhas mãos e levou-as ao meu rosto,cobrindo-o e depois as afastando e sorrindo pra mim. Não pude acreditar e me enchi de emoção! Eu sempre fazia isto... cobria meu rosto com as mãos e perguntava... Elian, cadê a vovó? Aí eu afastava as mãos e dizia... "achou". Assim fazia sempre que tinha oportunidade de estar com ele. Neste sábado, estando no serviço de culto, não lhe dei maior atenção. Elianzinho tomou a iniciativa, era a nossa brincadeira, só minha e dele, o nosso segredo! Depois deste dia meu coração se tranquilizou. Que preciosidade!
Depois que meus queridos se mudaram para Maceió, cada viagem era marcada pela pergunta... qual será o efeito que a distância e o tempo ausente me apresentará? Meu pequeno me aceitará com o carinho que meu coração saudoso espera? Eu tinha todas as desculpas prontas para justificar qualquer indiferença, mas em todas as vezes, mesmo sendo umas mais tímidas que as outras, eu pude sentir que estamos ligados por um forte sentimento vovó-netinho!
Dia 8 de julho fui novamente à Maceió, desta vez o intervalo foi de 45 dias. Como seria o encontro? Que pena não ter registrado em um videozinho a recepção que tive. Ao sair com minha bagagem lá estavam o Elison a Letícia e o Elianzinho, acho que foi a primeira vez que ele não estava no colo de um dos pais. Ele estava no chão e ao me ver não se conteve... dava passinhos para frente e para trás, sorrindo vinha ... passinhos em minha direção, e recuava... para puxar pela mão os pais (estavam aquém da barra de proteção) para que viessem ao meu encontro, e novamente corria passinhos ao encontro da vovó! Ficou sem vídeo mas está registrado no coração. Sou profundamente grata a Deus pelas surpreendentes provas de carinho que vêm exatamente resolver os meus impasses emocionais! Que Maravilhoso Deus é Ele que nos conhece tão bem!
Entre as preciosidades que Jesus proferiu em Seu Sermão da Montanha, registradas no Capítulo 6 do livro de S.Mateus encontramos... "Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas".
Tenho acompanhado de perto, e me surpreendo agradecida pelas bênçãos e providências Divinas para com meus filhos. No primeiro trimestre de 2007 senti um turbilhão de emoções e incertezas, eram preocupações por desafios para os quais não me sentia preparada. Pedimos forças e sabedoria e assim fomos conduzidos através dos dias que se seguiram. Apenas 3 anos e já podemos afirmar ... Deus coloca tudo nos trilhos. Ele é especialista em completar a disposição humana na realização de tarefas para as quais não se sentem preparados. Ele remove as pedras do caminho, Ele aplaina as montanhas, coloca Bálsamo nas feridas...
Nesta viagem a Maceió durante um almoço fiz ao Elison e à Letícia a pergunta que o Pastor João Marcon havia feito no sermão do sábado anterior na igreja do Brooklin, SP. "Qual foi o propósito de Deus ao Criar o homem"? O que prontamente nos vem a mente é que é por Seu grande e incondicional amor. Mas a resposta precisa é que o ser humano foi criado para repovoar o Céu. Depois da queda dos anjos Deus assim desejou. Isto me fez pensar. Sentimos as imperfeições que são evidentes em nosso mundo e sabemos serem elas o resultado da queda do homem. Em seu infinito amor também proveu o Plano de Salvação. Disse para o Elison e Letícia: Filhos, o propósito de Deus ainda é o mesmo, repovoar o Céu, e em sua infinita sabedoria, através da vida do pequeno Elian Deus nos está dando a oportunidade de nos prepararmos melhor para a eternidade. Eu precisava dizer isto a eles, tanto ao Elison como à Leticia, porque tem sido visível a transformação que a dedicação deles pelo filho tem feito na vida deles. Filhos, em 3 curtos anos vejo uma grande transformação em vocês! Ao buscarem em Deus força e sabedoria para cuidarem do Elian da melhor maneira possível, vocês é que estão sendo gradualmente burilados à maior semelhança com o Criador. Eu tenho aprendido com a vida de vocês. Sinto a fé revigorar através das provas do amor de Deus em Seu cuidado para conosco.
Minhas inseguranças encontram confiança na certeza de que Deus nos ama a todos e que o propósito ainda é o mesmo. Como é confortante saber que Deus é sábio para lidar conosco. Assim, oro para que sejamos sensibilizados e disponíveis para que Ele atue em nós e que estejamos presentes na concretização do sonho de Deus para os seres humanos, O sonho se realizará e tudo será perfeito. Filhos, temos que participar deste sonho, que seja nossa prioridade!
Com todo meu amor,
mamãe/vovó Evany

Um comentário:

  1. Uau a Vovó me me fez chorar! Adoro depoimentos e esse foi muito tocante! Que lindo ver como o pequeno GRANDE Elian mudou a vida de vocês pois é assim que vejo a minha vida. Antes e depois do Lu... passei a enxergar as coisas que realmente tem valores, dar valores nas pequenas coisas que se perdem com a rotina, não ter preconceitos, praticar o amor, a paciência e ser recompensada com olhares lindo, sorrisos e vitórias. Dona Evany, parabéns pelo seu texto... quanto amor pude sentir nessas palavras! beijos de quem admira essa família! Luiza (www.estouautista.com.br)

    ResponderExcluir