sexta-feira, 30 de julho de 2010

A alegria vem ao amanhecer...


Sei que fiquei um tempão sem escrever, mas tenho algumas desculpas (risos). 
Há três semanas atrás o Elian começou com uma tosse simples, sem nenhum outro sintoma, mas na verdade era o começo de uma asma alérgica. Do que? Não sei também, mas ele vai fazer alguns exames. Ele também começou com a fonoaudiologa e pra minha surpresa, na primeira sessão ele entrou sozinho, parecia um rapaz. E tem sido assim em muitas ocasiões, ele não solicita a minha presença, está mais corajoso e independente. Ele ficou um pouco inseguro com a volta às aulas, não queria me deixar ir embora  quando chegava a sala de aula e chegou até a chorar. Mas no geral ele está super bem.
Ontem foi um dia atípico, ele acordou e parecia estar tudo bem, mas depois começou a querer se isolar, até abriu e fechou as portas, coisa que ele já não estava fazendo mais. Eu achei estranho, mas percebi que ele queria ficar sozinho. Ele não foi a escola ontem, porque teve um evento do dia dos pais e o papai dele estava trabalhando e não fui. Mas como estávamos em casa, resolvi dar uma volta com ele. Ele saiu super bem, mas não queria papo, não pegou nas árvores como faz sempre. Voltamos pra casa e já era a hora do almoço. Ele não quis almoçar nada, nem banana, que é a fruta que ele mais gosta. Tirei ele da mesa, sem almoçar, quando deu horário do remédio ele também não quis e chorava muito quando eu tentava forçar um pouco, até teve uma hora conseguir colocar na boca dele, mas ele colocou tudo pra fora. Entrou chorando no banho, e pra sair chorou também. Colocar a roupa foi outra história.... Ele não queria colocar a cueca, chorou muito. Tive a idéia de pegar uma figura do pecs que tem um menino de cueca e finalmente ele deixou colocara cueca nele. Com a calça foi a mesma coisa, tive que pegar uma figura. 
Pegamos um taxi e levei ele pra terapia de TEACCH e depois fomos pra fono e depois para a natação. Um dia cheio de atividades e ele estava feliz fazendo tudo isso. Quando voltamos pra casa e era quase a hora dele dormir. Ele não quis comer novamente, não tomou o remédio. Finalmente coloquei ele na cama, dei uma mamadeira pra ele não ficar sem nada no estômago. E fui contar uma história do livro. Quando terminei a história ele não queria me dar o livro e chorou, eu deixei o livro com ele, porque entendi que ele não estava se sentindo bem, tanto que até chutes eu levei dele ontem, e isso nunca tinha acontecido. Mas eu não sei o porque ele estava daquele jeito, e senti que ele estava frustrado por eu não entender o que ele queria ou o que tinha acontecido. Talvez alguma coisa tenha mudado dentro de casa e eu não percebi. Depois que ele pegou no sono, eu orei a Deus pedindo pra ele melhorar e me ajudar a entender. Duas horas depois o Elian acordou e chorava muito, estava chorando, mas de olhos fechados. Não deixou ninguém chegar perto dele, chorou por quase 30 minutos e Elison e eu sem sabermos o que fazer. Finalmente ele me pediu colo, e queria ficar na sala. Ele dormiu no meu colo. E orei novamente a Deus pedindo para o dia seguinte ser melhor. Hoje acordei mais cedo que ele, e quando entrei no quarto dele, ele já estava acordado e quando me viu abriu um sorriso enorme. Agradeci a Deus e o preparei para ir para a escola. Hoje eu tinha que levá-lo sozinha, pois o Elison saiu muito cedo. Chovia muito pela manhã, mas a hora saímos de casa a chuva tinha parado. Fomos caminhando, mas no meio do caminho começou a chover! E agora? Peguei o peguei no colo, a mochila e o guarda-chuva! E pensei:"Puxa! Tinha que chover bem agora!!!" O Elian não está nada leve, são 18kg. Mas ele começou a cantar do jeitinho dele a música: "A chuva cai Ping Ping Pam! Ping Ping Pam! Ping Ping Pam!  Deus nos mostra amor!" Ele cantava isso tão feliz, que pedi perdão a Deus por reclamar da chuva, porque meu filho estava dizendo que Deus nos mostra amor através da chuva! E não era nenhuma chuva devastadora. E agradeci também, porque o Elian estava bem e ao contrário de ontem, estava muito feliz!
Não é fácil! Confesso que ontem me senti abatida, mas hoje me sinto com as forças renovadas!

Como hoje é véspera de Sábado! Deixo uma mensagem especial e que serve de conforto pra mim. Fiquei muito feliz por ler essa mensagem hoje.

PROMESSA A MÃE SOBRECARREGADA
"Vosso compassivo Redentor está vigiando sobre vós com amor e simpatia, pronto para ouvir vossas orações e dar-vos a assistência de que necessitais. Ele conhece o fardo de todo o coração materno, sendo-lhes o melhor amigo em toda emergência. Seus braços eternos sustentam a mãe fiel e temente a Deus.
Quão doce é para a mãe fatigada a consciência de que tem tal amigo para todas as dificuldades! Se as mães fosses a Cristo mais frequentemente e nEle confiassem mais plenamente, o seu fardo seria mais leve, e elas encontrariam descanso para sua alma". O Lar Adventista p. 204 e 205

Um grande abraço a todos!

Feliz Sábado

Letícia

9 comentários:

  1. Oi Letícia

    Me nome é Cristina e vi seu dempoimento na lista Autismo do yahoo. Parabéns por sua postura!!! um Exemplo de vida!
    A não ser pela falta de competência da pediatra de seu filho, nossas histórias são MUITO parecidas. Tenho um blog também desde 2006, quando quiser me visite!
    www.mundodami.zip.net
    Muita paz em seu seu coração e sucesso nesta empreitada da AMA, também por aqui tento com o meu Instituto Autismo e Otimismo levar mais qualidade de vida às pessoas com autismo, como vê, temos muito em comum.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Siga o @GabAmbrosio no Twitter. Ele é o meu filho autista, tem 15 anos, e tem "contado" sobre os desafios de ser diferente.
    Parabéns pelo blog!
    Um beijo,
    Sandra Ambrosio

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bom? Não sei se vc sabe mas muitos autistas possuem "alergias" de glutem, caseína (leite) e outros alimentos particulares a cada criança. Esses alimentos mudam o comportamento das nosss crianças. O açúcar tbm é um vilão e pode alimentar os fungos que estão dentro dele. Quando você diz mamadeira, é mamadeira com leite? Leite puro ou com chocolate... se tiver chocolate ainda pode conter corantes, que deixam eles irritados. Seu filho pode não querer comer porque estava sentindo mal, pode ter chorado e acordado pq estava com dor e a asma alérgia pode ser mesmo alergia de leite e glutem. Lu tossiu por mais de 5 meses seguidos e teve cólicas piores que as renais. Só melhorou após a dieta e principalmente após a retirada total do veneno COCA COLA. Além disso tudo, ele toma suco verde, que tem maçã que é anioxidante e elimina as toxinas. Sua pasta dental é sem flúor, seu sabonete é sem corante, seu shampoo é sem corante e é de criança (menos química), sua comida é feita em panelas de vidro ou inox, as comidas são guardadas em vasilhas de vidro, sua alimentação é orgânica devido ao agrotóxico ser prejudicial. Verifique até se o remédio tem corante, glutem, álcool, etc. Espero ter ajudado. Lá no blog do Lu tem uma aba em cima só sobre a dieta e tem alguns posts (categoria do lado direito) sobre um congresso que eu e Luiza participamos, falando disso. Se você já souber disso tudo e quiser trocar experiências da dieta, sinta-se a vontade para me escrever. Beijos.
    Karla - www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla! Ele já é alergico a lactose desde que tinha 1 ano. O Leite que ele toma não tem lactose nem glutém. Sei que existem outros alimentos que podem influenciar, hoje mesmo eu já marquei uma consulta com a Dra Simone Pires, em dezembro estarei em SP e vou aproveitar pra passar lá com ela. A médica alergista já me orientou sobre os sabonetes, e alimentos com corantes, pois além da alergia pulmonar, ele apresenta alergias na pele também. O intestino dele funcionava bem, mas faz uns 3 meses que começou a travar. Isso tudo me preocupa, e tenho certeza que com a dieta completa o Elian vai melhorar mais ainda. Muito obrigada Karla! Adoro o blog do Lu! Adorei a história do walk talk do Ben 10! Um super beijo
    Letícia

    ResponderExcluir
  5. Letícia,

    Você é uma fofa! Amamos a sua visita no blog!!!
    Que bom que está ligada nesse tratamento natural que é tão importante pras nossas crianças... existem alguns alimentos que não possuem gluten e nem leite mas que agitam... Lu é super alérgico a milho e quando come fica muito agitado... o mpinimo de milho é o bastnate para transforma-lo... uma vez a mamae fritou o bolinho dele com óleo e pronto... descobrimos sem querer depois quando ele comeu uma bolacha com milho... e avida segue com agente sendo detetive... anote tudo que ele come e a descoberta será mais rápida e fácil! ;)
    Você vai amar a Dra Simone... ela é super humana e excelente médica além de mãe!
    Vai ter um congresso nacional sobre autismo... tá sabendo?
    beijinhos!

    Luiza Coelho irmã da Karlota aí de cima

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Luiza!

    Pois é! Estou sabendo sobre o congresso e estou vendo se minha sogra topa ir, ela acha que vão mais médicos do que familiares e talvez ela se sinta um pouco perdida, mas vcs vão? Eu não tenho como ir. Mas se forem gostaria de passar o contato de vcs pra minha sogra ter companhia hehehe.

    Um beijão

    Letícia

    ResponderExcluir
  7. Leticia,
    Amei o seu blog! Encontrei-o por acaso e li do primeiro ao último post de uma vez!
    Parabéns pela coragem, pela fé em Deus e por sua iniciativa que, com certeza, está ajudando muitas pessoas!
    Receba todo meu carinho e saiba que já coloquei o Elian e sua família em minhas orações, para que nosso Deus misericordioso os abençoe cada dia +!
    Beijos! Marise

    ResponderExcluir
  8. Olá Letícia,
    Fiquei conhecendo seu blog no facebook. somos companheiras anônimas na luta contra o autismo e por suas citações, companheiras de fé. so adventista do 7º dia em Garanhuns PE. Tenho um filho de 4 anos diagnosticado autista este mês. esou começando a percorrer esse caminho, sino forças em suas palavras. Obrigada. bj

    ResponderExcluir
  9. Cristina! Me adiciona no Face! Se precisar de informações, posso te ajudar! Já estou na luta há 2 anos! Deus te abençoe e te de toda a força e sabedoria do mundo!
    Os nossos filhos são presentes de Deus!

    Beijos

    Le

    ResponderExcluir