terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Há Quanto Tempo!



Nossa! Estou até com vergonha de voltar aqui e escrever algo!
Já nem sei quanto tempo faz que não damos notícia! Até parece que todos nós desaparecemos!
Mas não! Não desaparecemos! Estamos mais ligados e vivos do que NUNCA! hehe

Na realidade, a família toda está nesse pique. Desde a última postagem, muita coisa aconteceu! E há algum tempo a Letícia vem insistindo para que eu escreva alguma coisa, alguma nota, algum parecer a respeito de como andam as coisas todas aqui nessa terrinha... como andam as coisas a respeito de nosso pequenino vencedor!

Ah... e vencedor ele tem se tornado! E como!

Bom, vamos ver se consigo fazer um resumo mais ou menos satisfatório dos acontecimentos dos últimos meses....

Desde a última postagem, algumas coisas importantes se passaram.

A primeira delas, foi a chegada definitiva de uma das vovós, a vovó ZUZU, também conhecida como Zuleide, a mãe da Letícia!

Foi como um bálsamo para a Letícia ter sua mãe aqui perto, morando somente a algumas quadras de distância. Muitas das coisas que gostaríamos de começar a implantar na rotina do Elian dependiam de uma ajuda mais consistente, uma ajuda que não viria de uma ajudante ou babá, uma ajuda que só uma vovó com um grande coração e muita vontade de fazer seu netinho crescer poderia dar.

Desde então, notamos avanços no que diz respeito as atitudes do Elian com a vovó que agora está perto. Para resumir e explicar o que seriam essas atitudes, cito um acontecimento recente:
Todos sabemos que agora as crianças têm de andar no banco de trás com as cadeiras próprias, e com os cintos afivelados. Bom, apesar de a fiscalização em Maceió ser bem precária, preferimos obedecer a lei e nos atentarmos pela segurança do Elian, e sempre afivelamos ele em sua cadeira, o que pra ele não é grande coisa, pois ele adora sua cadeira no carro, permitindo com que ele veja melhor o que se passa fora do carro. E hoje, como tem acontecido muitas vezes, depois de algumas andanças pela cidade, fomos buscar a vovó em sua casa, para vir para nossa casa. Foi muito curioso e bacana ver o Elian, todo animado, dizendo do jeito dele (pra dentro, de forma anasalada): "Vem Vovó"... e começou, do jeito que dava, preso mesmo no cinto de segurança, a tentar tirar a bolsa dele que estava esparramada pelo banco de trás, de passageiro, para dar lugar para a querida vovó sentar! Letícia e eu nos olhamos, ambos sentados nos bancos da frente, e começamos a rir... Essas e outras o nosso pequeno tem aprontado..

Mas o que resume bem os progressos que o Elian tem feito é: Parece que nosso menino de fato nasceu!

Essa tem sido uma máxima que temos constantemente colocado para nossos amigos e familiares que nos perguntam como andam as coisas pra ele.

E é por isso também que passamos tanto tempo sem escrever. De uma hora pra outra, devido as constantes intervenções e terapias, o Elian começou a dar muito trabalho, mas um trabalho prazeiroso, o trabalho que toda a mãe e pai costumam ter com seus filhos neurotípicos, somados a todas as indas e vindas às diversas sessões de terapia, fono, natação e escola regular às quais estamos levando o Elian.

Mas dentre todos os progressos, algumas coisas precisam ser claramente ressaltadas.

Dezembro foi um mês divisor de águas para o progresso do Elian. As vitórias de nosso pequeno tem sido abundantes desde então. E o que fez isso acontecer foi toda uma nova abordagem que ainda não tínhamos experimentado.

Aproveitando a ocasião do casamento de um primo meu, que nos chamou para ser padrinhos, no início de dezembro, fomos passar uma semana de "férias" em São Paulo. Digo "férias" pois não diria que foram verdadeiras férias, pois a correria foi grande, e com todo o carinho que tenho pela minha cidade, férias de verdade não se tiram indo para São Paulo, e sim, fugindo dela! hehe
Mas continuando... Fomos então a São Paulo. E estando em São Paulo, não poderíamos deixar de visitar alguns especialistas que não temos aqui em Maceió. Um deles, novamente, foi Dr. Salomão, que fez uma nova avaliação no Elian, e ficou muito contente e impressionado com seus avanços vistos largamente aos seus olhos. Ele notou, que nesse pouco mais de 9 meses, o contato visual dele melhorou significativamente, e que agora, ele interage com pessoas ao seu redor, muitas vezes conseguindo brincar com elas, desde que a brincadeira o agrade. Notou também que sua concentração em uma atividade específica progrediu bastante, uma vez que nesse quase 1 anos de tratamento, o Elian mostrou um grande interesse por números, letras e palavras completas, a ponto de saber todo o alfabeto, e poder dizer números de 1 a 100. Dr. Salomão ficou bem satisfeito com tudo, e nos parabenizou por todo o esforço. Ele até brincou, dizendo que se estávamos querendo saber se tínhamos passado no teste, com um sorriso brincalhão disse que sim! hehe

Mas outra consulta nos deixou ainda mais animados. Passamos em consulta com a Dra. Simone Pires, que é neuropediatra, médica ortomolecular e especialista DAN!, que é um protocolo bem complexo e muito interessante, cuja sigla significa Defeat Autism Now! Nessa consulta que durou quase 3 horas, ela analisou TUDO sobre o Elian... Tipo TUDO MESMO! Desde a textura de sua pele, o cheiro do chulé dele até a oleosidade do cabelo e seu hálito. Conversamos sobre toda a história de seu nascimento e desenvolvimento, e conversamos bastante sobre a luta que temos enfrentado para estabelecer a AMA em Alagoas.
No fim de tudo, ela pediu uma quantidade ENORME de exames de sangue para o Elian, além de exames de fezes e urina e alguns exames que foram mandados para o exterior. Juntamente com o pedidos de todos esses exames, já adiantou uma série de medicações manipuladas, mais como espécies de complementos alimentares, para regular uma série de coisas no metabolismo desregulado de nosso pequeno.
Depois de realizados os exames, nossa surpresa foi tremenda quando descobrimos que nosso menino tinha muitos problemas para metabolizar compostos que necessitavam da atuação direta ou indireta de um fígado normal e funcionante. Percebemos, e a Dra. antes mesmo dos exames, que muito do que acontecia com o Elian, era proveniente de um desequilíbrio de uma série de compostos em seu organismo. Os exames de metais pesados e intolerâncias alimentares que foram para o exterior ainda não ficaram prontos, mas com certeza, vamos ter outras surpresas! Mas o que mais nos impressionou em tudo isso, foi o efeito positivo e quase imediato que os medicamentos que passamos a utilizar surtiram no comportamento do Elian.
Como disse anteriormente, hoje, parece que nosso menino acordou e nasceu de verdade. Até birra ele faz quando quer muito alguma coisa! Coisa de criança Normal! Isso e outras coisas mais vamos postando devagarinho, no ritmo que nosso menino nos deixar... hehe

Bom, esse é só um gostinho do que aconteceu todo esse tempo, e do que está para acontecer nesse novo ano de batalhas e lutas.

No final das contas, estamos muito felizes e orgulhosos pelo lindo menino vencedor que temos aqui em casa.

E só para constar... Nosso pequeno, não está mais tão pequeno assim... mais de 1 metro de altura ele já tem! Tá um moção! hehe

Um grande abraço a todos! E fiquem no aguardo que mais postagens virão!

Elison Siqueira

3 comentários:

  1. Que o poder do nosso Deus se manifeste a cada dia na vida desse pequenino vencedor e a vocês também mamãe e papai a quem eu amo muito!!!
    Que Deus os abençoe grandemente!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei saber que estão sendo orientados pela Dra Simone Pires e digo: estão em excelentes mãos de uma médica e mais do que isso uma mãe que entende as dificuldades e que estuda por uma causa que também é dela. Estão no rumo certo para derrotar o autismo!!!
    beijos de quem adorou as notícias e essa volta linda!

    www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver que voc~es procuraram a Dra Simone... acredito muito que o autismo é um problema sistêmico. Doutro Salomão não acredita na dieta e por causa disso me impressionei ao ver que vocês levaram ele nos dois profissionais. A dieta sem gluten e sem leite MUDOU a vida do Lu pra bem melhor! O tratamento DAN é fantástico!

    Beijos!
    www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir