quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Viagem a São Paulo

Antes de irmos para São Paulo, tínhamos tantos planos de passeio que com certeza não caberiam em apenas uma semana de férias. A ansiedade era enorme, afinal de contas o Elian tinha acordado para um novo mundo. Decidimos ir a lugares que ele pudesse interagir conosco e com o ambiente como fazendinhas, parques e zoologico. Chegamos numa sexta-feira, ele dormiu muito pouco durante a viagem e não quis dormir quando chegamos, estava elétrico por estar com a vovó Evany novamente. O Elian não domiu muito cedo, e o dia seguinte era sábado e iamos a igreja. Acordei ele, e percebi que não tinha dormido suficiente, mesmo assim, nos arrumamos e saímos. Durante o culto estava tudo bem, ele reconheceu a igreja e logo quis subir as escadas que dá acesso a nave da igreja. Quando o culto terminou e fomos para a escola sabatinha, pensei em levá-lo para a salinha que ele ia, apesar de não ser mais a equivalente a idade dele, mesmo assim entramos. Quando entramos na sala, a escolinha ainda não tinha começado e tinham muitos pais e crianças conversando. Quase que instantaneamente o Elian se jogou no chão e começou a chorar procurando sair dali. Ele ficou completamente alterado, depois de um tempo consegui levá-lo a outra sala, onde estavam as crianças da mesma idade, foi difícil, mas depois ele entrou e sentou, mas não aceitou nenhum tipo de toque. Saí de lá preocupada de como seria aquela semana. O Elian em Maceió já foi em salinhas tão cheias como aquela e ficou muito bem, mas estava claro que a noite não tinha sido suficiente para descansar. 
Ele dormiu a tarde toda de sábado e no domingo fomos a uma fazendinha Cia dos Bichos, foi maravilhoso! Acho que sempre que formos a São Paulo levaremos o Elian por lá! Como ele já sabia o nome de todos os bichos, mas os conhecia apenas for figuras e fotos, e naquele momento ele estava com os bichinhos ao vivo e a cores, foi fantástico. O Elian correu atrás do pavão o tempo todo, depois tentou montar em cima das ovelhas, deu cenoura para o coelhinho, alface para os patos, abraçou a cabra, deu capim para a vaca e muitas gargalhadas alimentando as emas. Nossa! nem sei como descrever esses momentos! No dia seguinte era a consulta com o Dr. Salomão Schwartzman, queríamos que ele reavaliasse o Elian, e de jeito nenhum gostaríamos de ver uma cena como a de sábado. Por isso, ao voltarmos, decidimos dormir na casa do vovô Gilberto e da vovó Áurea, que mora a duas quadras do consultório do médico, assim, o Elian não ia precisar acordar tão cedo. Na casa do vovô foi muito bom, o Elian interagiu e brincou bastante.
Na manhã de segunda feira fomos a consulta. E foi tudo muito diferente. O Elian já entrou olhando para o médico, interagiu na sala, brincou com os brinquedos, respondeu a comandos, falou do jeitinho dele, compartilhou atenção e no fim o Dr. Salomão disse que ficou muito surpreso e feliz com os progressos do Elian.
Outro lugar que decidimos ir outro dia foi ao Aquário de São Paulo. Lá também tivemos momentos incríveis. O Elian não sabia para onde olhar com tantos peixes! Os favoritos do Elian foram a arraia e o pinguin, saiu de lá segurando a pelúcia da arraia pelo rabo e o pinguin pelo bico, estava tão cansado que dormiu assim que saímos.
Levamos o Elian na primeira consulta com a Dra Simone Pires, acho que o Elison explicou bem no post anterior, e ela é realmente fantástica, o Elian estava bem, e agora está ainda melhor, está sendo mais criança. Nunca mais enfileirou os carrinhos antes de brincar. Ele dormia 13 horas por dia, agora dorme  9  ou 10 horas e isso não altera o humor, nem o comportamento dele. Está se comunicando muito mais. Bom... só vendo pra saber como é. 
Também fomos ao Zoo Safari, foi muito legal. Na entrada compramos ração para dar aos animais pelo caminho. O Elian ficou encantado, pois haviam muitos pavões, adorou jogar ração para eles, também alimentou a avestruz, e o que ele mais gostou e nós também, foi alimentar os cervos nobre. A cada animal que ele via, falava do jeitinho dele o nome de cada um, e podíamos ver sua alegria. Esses momentos nunca vamos esquecer!
Nesse fim de ano, foi a primeira vez que o Elian notou a existência de árvores de natal e apontava pra todas elas, também foi a primeira vez que olhava os presentes em baixo da árvore e teve vontade de abrir. 
As crianças são como caixinhas de surpresa, a todo momento surpreende os pais com alguma coisa. 
A diferença é que minhas surpresas vem tão rápidas, mas não deixam de ser especiais, maravilhosas e intensas. Qualquer surpresa se torna uma vitória!

3 comentários:

  1. Olá Letícia!
    Descobri seu blog ontem e já o li todinho! Meu filho, Fernando, nasceu prematuro (27 semanas) e o atraso cognitivo e motor dele sempre foram evidentes. Fazia apenas a fisio, mas com 1 ano de idade descobrimos que eles teve leucomalácia, que é uma espécie de paralisia cerebral que afeta os prematuros e, assim, iniciamos a T.O., a fono e a hidroterapia, além da escola regular que ele frequenta. Mesmo assim, não estou me contentando com os resultados, pois do ponto de vista cognitivo ele está muito atrasado. O motor também está lento, pois ele ainda não anda, mas isso é esperado dentro do quadro de leucomalácia, mas o cognitivo é raro ser afetado. Foi levantada a suspeita de autismo, associado à PC, mas o levei também no Dr. Salomão e ele descartou. Não me dou por satisfeita com a resposta, pois ele tem muitos comportamentos semehantes aos do seu filho, e que condizem com os diagnósticos do autismo. Ele não fala ainda, pouco balcucia, é alheio ao mundo dele, não encara as pessoas e não demonstra afeto, e até hoje não pega objetos!! Não conheço esses métodos de tratamento que você citou no blog, e por isso gostaria, se for possível, que você me desse algumas orientações e onde buscar tais terapias. Moro em São Paulo/SP
    Meu email é janinhagg@hotmail.com
    Desde já,
    Obrigada.
    Janaína.

    ResponderExcluir
  2. Elison e Letícia!
    Td bem? Será que lembram de mim ainda?
    As vezes venho aqui dar uma olhadinha nas novidades de vcs e principalmente no progresso que o Elian tem feito!
    Fico mto feliz por uma criança tão especial ter pais tão maravilhosos como vcs!
    Ele tem mta sorte de ter vcs e vice versa.
    Vcs formam uma família mto linda e mto forte. A vcs desejo sempre o melhor! Que sejam sempre mto felizes e que o Elian continue sendo um pequeno grande vencedor pq, de verdade, ele é. E vcs tbm são.
    Nem preciso falar que a cada dia que passa ele está mais lindo pq isso nós vemos nas fotos mas é impressionante... lembro direitinho do dia que o Elison me mandou as fotos do pequeno principe no colo da Letícia logo dps de nascer e uma foto bem proxima do rosto do Elison e aquele bebezinho, tão pequeno, tão lindo, tão frágil mas tão forte e saudável!
    Fico mto feliz pela realizacao de vcs, espero que estejam curtindo Maceió bastante, que a vida esteja boa e bem feliz, cheia de coisas boas, alegrias e realizaçoes... como nao tive tempo de desejar a vcs um Feliz 2011 considerem esse comentário como meus votos de um ótimo ano pra vcs 3 e os demais da sua familia!
    Um grande beijo, Naty... Pikena.

    ResponderExcluir
  3. Oi Letícia!! Como escrevi no último post antes do "sumiço" de vcs, tb tenho um menininho de quase 3 anos no espectro. Também sigo o tratamento DAN com ele, e desde que comecei a dieta notei muitos progressos.

    Tb tenho um blog: http://ideiasdemae.blogspot.com

    Beijão!

    ResponderExcluir