quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atualizando as notícias! (Finalmente!)




Olá amigos! Resolvi dar notícias novamente!
O Elian está desde abril de 2011 recebendo os tratamentos na AMA-AL (ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO AUTISTA DE ALAGOAS), junto também, com a dieta sem glúten e caseína e suplementos. A melhora foi incrível! Sem o glúten o intestino do Elian começou a funcionar todos os dias e antes chegava a demorar até 7 dias. Com relação ao leite ele sempre foi intolerante e já estava na dieta, mas não conhecia a caseína e tem alergia severa a ela também. Na nossa sede da AMA, ele vai 4 dias na semana e fica das 14h às 18h00 e recebe tratamentos multidiciplinares como: Terapia comportamental, fono, integração sensorial, música, educação física e pedagogia. Esses atendimentos ele começou a ter este ano, ano passado tinha apenas terapia comportamental e fono duas vezes por semana. Eu não conhecia o trabalho de integração sensorial e achei o trabalho fantástico! Percebi a importância que faz no desenvolvimento das crianças.
Tivemos em agosto a visita da Dra Simone Herrera que é fonoaudiologa que fez a supervisão das nossas fonos e avalição das crianças. Como o Elian tem a fala anasalada ela cogitou que talvez ele tivesse uma fissura submucosa no palato, mas como fissuras não era a especialidade dela, nos sugeriu que fossemos no Centrinho de Bauru-SP para que ele fosse avaliado por duas colegas dela que são especialistas nisso. Estávamos com as passagens compradas para setembro e fomos. Graças a Deus a Dra Jeniffer descartou a possibilidade de fissura, mas nos disse que ele tem uma hipersensibilidade oral severa e que falar pela boca deve incomoda-lo, por isso escolheu o nariz para falar. O trabalho é conjunto com a fono, TO e claro eu em casa para melhorar essa hipersensibilidade. Ele já está melhorando, pois aceita mais opções de alimentos do que antes e isso tudo ajuda a dessensibilizar.
Apesar do Elian nomear tudo e saber ler várias coisas, ele não sabe formar frases e conversar, e brincava quieto, sem fazer o som do carro, trem ou avião, ficava mudo brincando. Mas isso tudo tem melhorado com o trabalho da Nastassia que é fono do Elian na AMA. Ele tá tagarela, brinca falando o tempo todo e estamos ensinando as frases prontas pra ele saber usar nos momentos necessários já que tem dificuldade de construi-las, e isso tem ajudado muito. Tem solicitado as coisas que ele quer através de frases e pra qualquer pessoa. Emprega o "não" e o "sim" corretamente.
Também melhorou bastante a coordenação motora grossa, pois ele tinha dificuldade para correr e pular, e hoje não cai mais quando corre e não desequilibra no pulo.
Bom, vou postar algumas fotos dele na terapia! Estou muito feliz com os resultados e mesmo sendo um estado (lembrando que moramos em AL, e só tem notícia ruim daqui.. hehe) sem muitas opções de tratamento para autismo, estou muito satisfeita com o trabalho realizado na Associação!
Vou escrever mais! Um pouquinho, mas sempre!
www.autismoalagoas.org.br
www.ama-alagoas.blogspot.com

2 comentários:

  1. Que bom saber sempre os progressos do Elian!
    Parabéns a todos! Principalmente a este menino lindo!
    Grande abraço!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Obrigada! Não sou uma boa blogueira, mas preciso escrever mais pra não esquecer os progressos diários! Todo dia temos um presentinho,né?
    Beijos
    Leticia

    ResponderExcluir