quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROGRESSOS - PARTE 2


Os progressos continuavam. O Elian que antes não conseguia andar na rua, às vezes porque grudava no meu pescoço e tremia com um medo inexplicável, ou porque saía correndo na frente sem destino, era muito difícil sair com ele a pé. Passear então, só se fosse de carrinho ou acompanhada de mais alguém pra me ajudar a carregá-lo. Depois que voltamos de São Paulo, continuamos a fazer as caminhadas no fim da tarde, mas o Elian continuava no colo ou no carrinho. Mas começamos a notar diferença nele, não estava mais olhando para o alto ou para o chão, estava mais focado em nós e no que estava acontecendo a sua volta, como se as coisas estivessem fazendo mais sentido pra ele. Foi assim, que aos poucos ele começou a conseguir andar de mãos dadas conosco nas caminhadas e consegui aposentar o carrinho. Até no shopping ele começou a andar direito, calmamente na maioria das vezes, a não ser que uma escada rolante estivesse à vista!
Um dia ele estava tão conectado comigo, que arrisquei sair sozinha com ele para passearmos na orla da praia, e aproveitei para apresentá-lo às coisas que ele agora “via”. Mostrei a árvore, o fiz tocar nela, encontramos muitas outras que ele quis tocar e olhava pra mim para que eu falasse: ÁRVORE!!! Mostrei um passarinho que estava no chão e ele olhou e sorriu! Mostrei o mar, os carros, ônibus, moto, bicicleta, caminhão, flor! Enfim, tudo que encontrava pela frente! Foi o passeio mais marcante que tive com ele, porque finalmente senti que meu filho estava entendendo o que eu estava falando e mostrando. É claro que eu apresentava tudo de uma maneira divertida, mas antes eu não tive sucesso! Como apresentar as coisas a uma criança que esta com medo e sem conseguir focar em nada? Era muito complicado!
Mas foi uma grande vitória pra ele! Eu estava realizada! Depois desse dia, ele começou a encostar a mão em todas as árvores! No começo ele até as confundia com alguns postes, mas agora ele já aprendeu a diferença.
Um dia eu experimentei não falar quando ele me olhou e fiz um olhar de: Agora é a sua vez!!! Nas primeiras árvores ele desistiu e saiu, mas ainda bem que existem muitas outras pela orla de Maceió! Então eu escutei bem baixinho: “Ham hom E”. Nossa que festa!!! Fiquei muito feliz e ele deu muita risada com as minhas maluquices! Nas próximas árvores ele foi mais corajoso e falou um pouco mais alto e no fim do passeio ele começou a falar em todas. Que incrível! Aquele negócio de son-rise funciona mesmo (pensei comigo)! Ainda bem que eu já tinha feito a minha inscrição muitos meses antes de passar na consulta, pois o médico não acreditava no método e cheguei bem desanimada no curso.
Minha sogra veio novamente nos visitar em maio e com ela estavam meu cunhado Everson e o primo do Elison, o Eber. Passamos um fim de semana incrível! Estávamos há cinco meses sem ir à praia! Isso é ridículo morando em Maceió. Fomos às praias que ainda não conhecíamos e o Elian estava muito feliz. Pude notar que o Elian finalmente parou de sair correndo sem destino! Ele ficava brincando na água, mas não ia embora! Foi muito especial!
Durante o tempo que minha sogra ficou em casa, ela aproveitou para ficar alguns momentos com o Elian no quarto de brincar. No primeiro dia pegamos uns pinos de boliche e colocamos para o Elian brincar, mas ele não queria jogar, queria que outra pessoa jogasse e ele ficava olhando, quando os pinos caíam, ele dava muita risada. Nós solicitávamos a ele que falasse JOGA! Para ela jogar a bola sobre os pinos. Mas ele se negava!
Então, tive uma idéia, pensei em dar o comando para minha sogra, para ele entender que depois que eu falasse JOGA ela jogaria a bola sobre os pinos. Fizemos isso várias vezes e ele estava se divertindo apenas olhando. Mas quando era a vez dele de falar, ele ia até a vovó, pegava a mão dela pra fazer ela jogar. Aí no começo não deu muito certo, porque a vovó cedia aos resmungos do neto, mas depois ela foi firme e quando ele viu que ela não ia jogar, ele foi correndo abrir a minha boca, pra eu falar o JOGA! Há há há! Não agüentamos, rimos muito! Porque ele entendeu que tinha quer ter um comando de voz para ela jogar a bola, mas ele não queria falar! Terminamos o dia frustradas! Passamos horas lá dentro e ele não abriu a boca dessa vez!
No dia seguinte arrumei o Elian para ir à escola e enquanto fui à cozinha ele entrou no quarto de brincar. Quando voltei o escutei! Cheguei perto da porta sem que ele me visse. Ele estava colocando os pinos em pé, pegando a bola e falando: “Homm A” e jogava a bola! Corri e chamei todo mundo para ver! Ficamos muito felizes! Funcionaram sim, as horas que passamos no quarto! Isso tudo foi nos dando mais confiança e controle sobre a ansiedade.

5 comentários:

  1. Poxa, lendo esse post lembrei q vc já tinha me dito sobre esse dia do boliche. Vou conversar com a Wal, professora da oficina, para fazermos dessa maneira lá. Sempre tentamos faze-lo jogar e não conseguimos... acredito que dessa forma podemos conseguir.

    Bjo
    Nínive.

    ResponderExcluir
  2. Vamos marcar pra você vir aqui em casa semana que vem! Ai você participa do quarto de brincar! Hoje brincamos muito! Inclusive com o boliche! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que todo dia que eu vier aqui eu vou chorar... o seu jeito de escrever, os detalhes, as falas das pessoas fazem com que eu me imegine na cena. Obrigada por dividir com a gente esses momentos tão importantes e as evoluções do filhotão. Não praticamos horas de son rise todos os dias com o Lu mas sempre que estamos com ele estamos brincando (não moramos na mesma casa) e ele AMA eu e Luiza, confia na gente e foi através de brincadeiras que ele começou a dialogar, a interagir. Son rise é mesmo fantástico! Beijokas!

    Karla.
    www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla!!!

    Muito obrigada pelo comentário! Na verdade, eu nunca pensei em escrever um blog e nem sabia como ia me sair! Mas queria poder ajudar a outras pessoas e também registrar os momentos especiais com meu filho! Ainda temos um longo caminho a seguir, mas sei que não estou sozinha!

    Um super beijo

    Letícia

    ResponderExcluir
  5. Le!!!
    Seu blog tá demais!! Emocionante. Eu tô aqui longe torcendo por vocês e vibrando com cada conquista do Elian... Mais uma vez venho te dizer que tenho muito orgulho em te conhecer e que você é uma mãe maravilhosa!!! Parabéns pelos avanços do Elian.
    Beijos com saudades
    Mi

    ResponderExcluir